Criar um e-book para vender vale muito a pena, pois você terá o esforço de produzir o conteúdo uma única vez e poderá vendê-lo para sempre. Veja o passo a passo para criar o seu:
- Escolha um nicho lucrativo;
- Conheça seu público;
- Defina o tema do e-book;
- Organize e estruture o formato;
- Desenvolva o conteúdo;
- Faça uma revisão minuciosa;
- Crie conteúdos multimídia;
- Escolha o formato do seu e-book;
- Dedique-se à formatação;
- Registre a sua obra;
- Escolha seus canais de venda;
- Defina o preço do seu produto;
- Divulgue seu e-book.
Agora, vamos conferir cada etapa da criação e venda de um e-book. Acompanhe:
1. Escolha um nicho lucrativo
O primeiro passo para criar um e-book para vender é escolher um nicho de mercado com grande potencial de vendas. Veja alguns segmentos onde a venda de livros digitais está sempre aquecida:
- Autoajuda;
- Espiritualidade;
- Bem-estar e estilo de vida;
- Receitas saudáveis;
- Gestão e liderança;
- Educação infantil;
- Educação financeira.
No entanto, ao pesquisar um segmento, lembre-se de escolher um tema com o qual você também tenha familiaridade.
2. Conheça seu público
Antes de escrever seu e-book, você deve pensar em quem será o leitor ideal do seu conteúdo. Para isso, estude o público-alvo do segmento escolhido, mapeando dados como gênero, faixa etária, classe socioeconômica e hábitos de consumo.
Uma dica para se aprofundar nesse assunto é criar personas, personagens semifictícias que representam seu público preferencial. Veja um exemplo de persona criada para a venda de um e-book sobre atividades de enriquecimento ambiental para cães:
Luciana, 35 anos, mora em São Paulo e trabalha como analista de marketing em uma multinacional. É casada e tem dois cachorros. Como atua em regime híbrido, procura soluções de enriquecimento ambiental para entreter seus animais enquanto está fora de casa.
Com uma descrição desse tipo, será muito mais fácil compreender as dores e necessidades dos seus clientes, priorizando um conteúdo sob medida para eles. Lembre-se de que seu produto digital não deve ser criado com base em “achismos”, e sim dados concretos sobre a realidade dos consumidores.
3. Defina o tema do e-book
Dentro do nicho de mercado escolhido, o próximo passo é delimitar o tema que será abordado em seu e-book. O assunto central deve ter apelo com seu público-alvo e entregar um valor específico.
Por exemplo, no nicho de autoajuda, o leitor espera que o e-book ajude a solucionar conflitos pessoais e familiares. Dessa forma, você deve escolher um tema em alta na sociedade, por exemplo, “como vencer a ansiedade” ou “técnicas para ter autoconfiança”.
Uma dica para selecionar assuntos em voga é utilizar o Google Trends, uma ferramenta gratuita do Google que mostra os tópicos mais buscados na internet.
4. Organize e estruture o conteúdo
Assim que o tema estiver decidido, você já pode começar a organizar seu e-book e estruturá-lo em tópicos. Uma ferramenta útil para essa etapa é o Planejador de palavras-chave do Google, que ajuda você a encontrar os termos mais buscados sobre o assunto do livro.
Uma boa estratégia é manter seus tópicos objetivos e sucintos, evitando grandes blocos de texto que podem tornar a leitura cansativa.
5. Desenvolva o conteúdo
Enfim, é hora de começar a escrever seu e-book, efetivamente. Se você tem habilidades de redação, pode cuidar dessa parte, mas também há a possibilidade de contratar um redator freelancer para produzir o conteúdo. Veja algumas dicas para produzir o melhor e-book possível:
- Faça pesquisas aprofundadas sobre o tema, buscando fontes confiáveis;
- Faça um título chamativo e objetivo;
- Use o conceito de escaneabilidade, que faz com que os textos sejam “escaneáveis” aos olhos humanos e mais fáceis de ler;
- Adeque a linguagem e o tom de voz do e-book ao seu público;
- Utilize técnicas de copywriting para criar conteúdos persuasivos.
6. Escolha o formato do seu e-book
Como vimos, os principais formatos de e-books vendidos no mercado digital são PDF e Epub. A escolha entre essas duas opções vai depender do tipo de livro digital que você vende e das necessidades do público.
De modo geral, o Epub é mais flexível, pois permite o redimensionamento de textos e a alteração da fonte. Por outro lado, ele não é indicado para e-books com muitas imagens e recursos multimídia.
Já o PDF mantém sempre o mesmo formato do arquivo, independentemente do dispositivo em que é exibido. É o mais adequado para e-books com muitas imagens e recursos mais complexos.
Existe ainda a opção de criar um e-book interativo com leitura 100% online em ferramentas específicas.
7. Dedique-se à formatação
Esta é a etapa da diagramação e editoração do e-book. Aqui, você deverá utilizar um software específico para formatação de livros digitais, como Adobe InDesign, FlipBuilder ou BookWright. É possível ainda usar ferramentas gratuitas como o Canva.
Caso não seja a sua especialidade, é recomendável contratar um diagramador profissional para garantir que o e-book fique visualmente atrativo. Também será necessário produzir uma capa que chame a atenção, preferencialmente, com um designer experiente.
8. Crie conteúdos multimídia
Hoje, é possível adicionar diversos recursos multimídia para tornar seu e-book mais interessante. Na versão de leitura online, o livro digital pode ter sumário clicável, vídeos e animações incorporados, links, questionários, pop-ups, infográficos e muito mais.
Se você precisa de alto impacto visual no seu e-book, vale enriquecê-lo com esses recursos.
9. Faça uma revisão minuciosa
Quando o e-book for finalizado, ele deve passar por uma etapa de revisão minuciosa. Novamente, é recomendável contar com o trabalho de um revisor profissional para garantir que nenhum erro passe despercebido.
Afinal, um erro ortográfico pode prejudicar a credibilidade do seu trabalho e transmitir uma impressão amadora. Por isso, a revisão deve compreender tanto a parte textual quanto as imagens utilizadas, fontes de pesquisa, links, entre outras informações.
10. Registre a sua obra
Os e-books profissionais devem ser registrados na ISBN (International Standard Book Number), um sistema internacional padronizado de identificação de livros. Dessa forma, você garante a proteção dos direitos autorais da obra e identifica a autoria do conteúdo.
Para emitir um ISBN, acesse o site da Agência Brasileira do ISBN, vinculada à Câmara Brasileira do Livro (CBL).
11. Escolha seus canais de venda
Depois de finalizar seu e-book para vender, chega o momento de escolher quais canais de venda serão utilizados. Hoje, você tem várias opções para comercializar produtos digitais, tais como:
A vantagem de ter uma loja virtual própria é que você não precisa pagar taxas e comissões aos marketplaces, além de ter liberdade para divulgar seus e-books como quiser. Na Nuvemshop, você pode montar uma loja virtual grátis e criar landing pages (páginas de destino) exclusivas para promover seu e-book, por exemplo.
A plataforma já vem com um meio de pagamento seguro (Nuvem Pago), facilitando a compra e entrega dos seus produtos digitais. Para completar, você pode instalar um aplicativo como o Dijital - Infoprodutos, que permite adicionar infoprodutos ao seu e-commerce de forma simples e eficiente.
12. Defina o preço do seu produto
Precificar e-books pode ser uma tarefa desafiadora, já que não é um produto físico, que tem seus custos muito claros. Atualmente, o preço médio da maioria dos livros digitais vendidos na internet varia entre R$ 40 e R$ 100.
No entanto, existem e-books sobre temas mais complexos que entregam valor acima da média e equivalem a cursos completos. Para esses casos, os preços podem ser bem mais altos — principalmente se houver um público-alvo interessado e disposto a pagar.
Para formar o preço de venda ideal para os seus e-books, você deve considerar três principais fatores: os custos envolvidos, os padrões do mercado e o poder de compra do seu público.
13. Divulgue seu e-book
Por último, mas não menos importante, vem a divulgação do seu e-book na internet. Essa parte exige máximo esforço, pois é essencial que o seu produto digital chegue até o seu público. Veja algumas estratégias campeãs para a promoção de e-books:
- Divulgação em redes sociais como Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok, a depender do público-alvo;
- Parcerias com afiliados e influenciadores, que ganham comissões com cliques e vendas do seu produto digital;
- Estratégias de marketing de conteúdo, como a criação de um blog sobre o tema do e-book para aumentar sua autoridade no mercado;
- Estratégias de inbound marketing, como captação de leads (potenciais clientes que cedem algum tipo de contato) por meio de amostras do seu e-book;
- Criação de campanhas de e-mail marketing para nutrir seus leads e aumentar as conversões;
- Criação de landing pages (páginas de destino) com discurso persuasivo e alto potencial de conversão;
- Investimento em links patrocinados (anúncios online) por meio do Google Ads .
Na Nuvemshop, você tem várias estratégias de marketing que ajudam a promover sua loja virtual, como cupons de desconto, promoções, banners promocionais, recuperação de carrinhos abandonados e muito mais. Então, não espere para criar sua loja virtual grátis e começar a vender e-books quanto antes.