Vender eletrônicos pela internet é o negócio da vez

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Perguntas frequentes sobre como vender eletrônicos

Sim, vale a pena vender eletrônicos porque é um mercado com demanda contínua e diversas opções de produtos. Segundo dados da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), as vendas desses produtos voltaram a crescer em 2023, com um faturamento 13% maior.

A pesquisa NuvemCommerce 2024 também mostra que o ticket médio do setor de eletrônicos é um dos maiores entre as lojas virtuais: mais de R$ 515. Dessa forma, os empreendedores que investem nesse ramo têm perspectiva de alta lucratividade.

Os produtos eletrônicos mais vendidos no mercado digital são:

  • Smart TV;
  • Smartphone;
  • Computador e notebook;
  • Monitor;
  • Dispositivo de streaming (Google Chromecast, Fire Stick, TV Box etc.);
  • Tablet;
  • Leitor de e-book (Kindle, Kobo, Mi Reader etc.);
  • Smart Speaker (Echo Dot, Izy Speak, Eco Show etc.);
  • Caixa de som bluetooth;
  • Fone de ouvido bluetooth;
  • Aparelho de ar-condicionado;
  • Home theater;
  • Acessórios, como filtros de linha, adaptadores, fontes e cabos;
  • Projetor e mini projetor;
  • Console de videogame.

A margem de lucro de eletrônicos varia conforme o produto vendido e a precificação realizada. No entanto, de modo geral, é possível adicionar entre 50% e 200% de margem.

Lembrando que a margem de lucro deve ser contabilizada sobre o custo total do item para a empresa. Nesse custo, é incluído o preço cobrado pelo fornecedor, os impostos e as despesas fixas e variáveis atreladas ao produto.

Se você quer aprender como vender eletrônicos pela internet, este é o passo a passo básico:

  1. Determine seu segmento
  2. Analise a concorrência
  3. Conheça seu público
  4. Decida seus canais de venda
  5. Escolha bons fornecedores
  6. Crie uma marca
  7. Precifique corretamente
  8. Acompanhe tendências
  9. Divulgue seu negócio

Veja os detalhes de cada etapa:

Determine seu segmento

O mercado de eletrônicos é muito amplo e abrange uma série de segmentos. Por isso, antes de tudo, você precisa analisar qual é o nicho mais lucrativo, considerando também a sua familiaridade com os produtos.

Por exemplo, existem lojas focadas em eletrônicos para áudio e vídeo, outras generalistas que oferecem também equipamentos de informática, games e eletroportáteis. Há ainda a possibilidade de trabalhar com equipamentos de segurança, aparelhos de climatização, eletrodomésticos, TVs e telas, entre outros.

Analise a concorrência

Para ter sucesso com sua loja de eletrônicos, é fundamental analisar a concorrência e entender suas estratégias. Assim que você definir o nicho de mercado, identifique os principais concorrentes e faça uma análise aprofundada.

Explore os sites, redes sociais e materiais de marketing das empresas para entender seus produtos, preços, estratégias de marketing e atendimento ao cliente. Utilize também ferramentas online e relatórios de mercado para analisar as tendências e o comportamento do consumidor.

Conheça seu público

Em qualquer segmento em que você atuar, será necessário estudar o perfil do público-alvo e ajustar suas estratégias às necessidades dos potenciais clientes. Comece identificando as características demográficas, como idade, gênero, localização geográfica e renda média dos consumidores que compram eletrônicos.

Verifique também quais são os principais usos que eles dão aos dispositivos, como preferências por marcas específicas, necessidades de funcionalidades e até mesmo padrões de compra, como frequência e volume de aquisições.

Decida seus canais de venda

Veja quais os principais canais de venda você pode utilizar para vender eletrônicos:

É possível utilizar várias alternativas para expandir seus meios de venda e impulsionar suas vendas. É importante ressaltar que o custo inicial para estabelecer uma loja física própria é mais elevado, incluindo despesas como aluguel, montagem do espaço, contratação de equipe, entre outros.

Para iniciar com um orçamento limitado, uma sugestão é aproveitar a plataforma de comércio eletrônico completa oferecida pela Nuvemshop para criar uma loja virtual sem custos. Em seguida, é viável integrar sua loja online com diferentes redes sociais, marketplaces e aplicativos como o WhatsApp.

Escolha bons fornecedores

Se você quer ter sucesso vendendo produtos eletrônicos, é crucial ter acesso a fornecedores de alta qualidade. Busque por empresas que garantam produtos de excelência, cumpram com os prazos estabelecidos, ofereçam condições favoráveis de negociação e desfrutem de uma reputação sólida no mercado.

Além disso, recomendamos explorar nossa ferramenta gratuita Lista de Fornecedores, a fim de simplificar sua pesquisa.

Crie uma marca

Criar uma marca é um passo fundamental para vender eletrônicos. Você precisa, resumidamente, de um logotipo, uma identidade visual e um nome fácil de ser memorizado.

Lembre-se de levar em consideração o perfil do público-alvo para desenvolver uma marca atrativa. Se quiser simplificar o processo, experimente nosso Criador de Logo e nosso Gerador de Nomes para empresas.

Precifique corretamente

Para formar o preço de venda ideal para cada produto eletrônico vendido na sua loja, você deve considerar três principais fatores: os custos envolvidos, os padrões do mercado e o poder de compra do público-alvo. Lembre-se de que o valor de venda é decisivo para a lucratividade do negócio.

Para facilitar a precificação de eletrônicos, use nossa Calculadora de preço de venda gratuita.

Acompanhe tendências

O mercado de eletrônicos é movimentado por tendências tecnológicas, como você já deve imaginar. Então, é importante ficar de olho nas novidades e trazer sempre os produtos em alta para o seu catálogo.

Um exemplo clássico foi a disparada das vendas de webcams, equipamentos de iluminação e acessórios de informática durante a pandemia, com a adoção em massa do home office no país.

Divulgue seu negócio

Para que sua loja de eletrônicos chegue até os consumidores, você precisa investir em marketing. Veja algumas estratégias que você pode utilizar no seu negócio:

  • Divulgação em redes sociais com produção de conteúdo relevante;
  • Criação de campanhas de e-mail marketing para nutrir seus potenciais clientes e aumentar as conversões;
  • Investimento em links patrocinados (anúncios online) por meio do Google Ads .

Na Nuvemshop, você conta com várias estratégias de marketing que ajudam a promover sua loja virtual, como cupons de desconto, promoções, banners promocionais, recuperação de carrinhos abandonados e muito mais. Se você quer promover sua marca online, é só criar sua loja virtual grátis e aproveitar todos esses recursos.

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