Algumas dicas de como começar a vender fotos na internet são:
Escolha um nicho de fotografia
Definir um nicho específico em fotografia é fundamental para atrair clientes. Para isso, teste diversos estilos até encontrar o que mais te agrada. Alguns nichos populares de fotografia incluem:
- Retratos;
- Fotos institucionais;
- Culinária;
- Arquitetura;
- Objetos;
- Natureza.
Pesquise o mercado
Definido o tipo de foto que você quer vender, é hora de fazer uma pesquisa de mercado.
Em primeiro lugar, analise a concorrência. Veja o que outros fotógrafos estão oferecendo e identifique os pontos fortes e fracos de cada um, buscando entender o que pode diferenciar o seu site para vender fotos.
Em seguida, defina quem é o seu público-alvo. Aqui, faça uma análise de quem são seus potenciais compradores e o que eles estão procurando. Isso vai te ajudar a saber o que incluir no seu site.
Defina o canal de venda
Existem várias plataformas para vender fotos na internet. Você pode apostar em um marketplace, que reúne vários vendedores, ou criar uma loja virtual própria para ter mais autonomia nas vendas.
Na Nuvemshop, por exemplo, você cria a sua loja grátis e pode integrar o seu negócio com outros canais de venda, como marketplaces, redes sociais e loja física.
Assim, é possível expandir o seu mercado de atuação e alcançar mais clientes. Além disso, você consegue definir variados meios de pagamento e de entrega para vender suas fotos online de forma descomplicada.
Conquiste seu público
Para atrair clientes para o seu negócio de fotos, é fundamental criar um portfólio online e trabalhar o marketing digital da sua marca.
Aqui, como estamos falando sobre fotografias, ter um Instagram do seu negócio, por exemplo, para publicar seus melhores trabalhos e usar hashtags relevantes, pode ser uma alternativa para atrair os primeiros clientes.
Ofereça um bom atendimento ao cliente
Por fim, ofereça um bom atendimento ao cliente, respondendo às perguntas e tirando as dúvidas dos consumidores com a maior agilidade possível.
Uma dica aqui é definir um tempo máximo de resposta que possibilite oferecer um suporte de qualidade e resolver o problema sem enrolação. Assim, seus clientes saberão quanto tempo devem aguardar.