Se você pensa em abrir um negócio para vender joias e semijoias, veja algumas dicas essenciais para começar:
Estude a concorrência
O primeiro passo para começar a vender joias — seja de forma física ou virtual — é estudar a concorrência para identificar como você pode se destacar no mercado.
Para isso, pesquise a faixa de preço praticada, o estilo das peças, se existem serviços adicionais, como gravação de nomes, os meios de pagamento oferecidos, os canais de venda e tudo mais que você conseguir descobrir sobre seus concorrentes.
Isso vai te ajudar a mapear o que não pode faltar na sua empresa e trazer ideias de como se diferenciar para atrair os clientes e conquistar o seu espaço mesmo sendo um novo negócio.
Escolha os canais de venda
Estar em muitos canais de venda logo no início, pode não ser a melhor opção, já que você não terá tempo para se dedicar realmente a cada um deles. Por isso, a dica é escolher quais canais são mais estratégicos para a sua marca.
Ter uma loja virtual é essencial, já que, com ela, é possível automatizar toda a parte de pagamento e envio dos pedidos. No entanto, quando se está começando, também vale a pena investir nos canais que já são conhecidos pelo seu público.
Segundo levantamento da Nuvemshop, o Instagram, por exemplo, chega a representar mais de 90% das vendas vindas de redes sociais para os lojistas da plataforma. Então, essa também pode ser uma boa opção para marcar presença com a sua marca e fazer a integração com a sua loja online.
Estude sobre precificação
Um dos maiores erros de quem está começando a vender joias e semijoias é considerar apenas o valor que você pagou pela peça na hora de definir o preço de venda. Por isso, lembre-se de que é preciso considerar todos os custos envolvidos no processo.
Na Nuvemshop, você pode criar uma loja virtual totalmente gratuita, mas ainda é preciso considerar, por exemplo, os custos com embalagem, meios de pagamento e divulgação da sua marca.
A esse valor, ainda é necessário adicionar a sua margem de lucro. Aqui, tenha cuidado! Preços muito altos podem afastar os consumidores, já valores muito baixos são capazes de causar prejuízo e tornar o negócio insustentável a longo prazo.
Pesquise bons fornecedores
Os fornecedores são parte fundamental do sucesso do seu negócio. Principalmente quando falamos de joias, que são produtos mais caros e associados a uma maior qualidade e durabilidade pelos consumidores.
Portanto, faça uma boa pesquisa de mercado. E, antes de fechar qualquer parceria, pergunte se o fornecedor oferece certificado de autenticidade das peças e garantia do produto, com uma política de troca e devolução bem definida.
Se possível, faça também uma compra teste para avaliar a qualidade das mercadorias, o tempo de entrega, o suporte oferecido e a confiabilidade do fornecedor. Tudo isso vai ajudar a evitar que você tenha dores de cabeça no futuro.
Faça boas fotos das peças
As joias têm uma conexão direta com a beleza, o estilo e a autoestima das pessoas. Então, se você for vender pela internet, é fundamental ter fotos de boa qualidade das peças para transmitir essa ideia ao consumidor.
Aqui, uma dica é apostar em um fundo limpo e neutro para as imagens, como um papel branco ou um tecido liso. Isso vai fazer com que a joia seja o centro das atenções e garantir destaque a todos os detalhes.
Lembre-se de que, na hora de vender joias online, as fotos são o primeiro contato do consumidor com o produto. Por isso, é muito importante que elas sejam visualmente atraentes para despertar o interesse do consumidor.
Ofereça um atrativo nas primeiras compras
Por último, sabemos que fazer as primeiras vendas de uma marca nova nem sempre é uma tarefa fácil. Portanto, invista em incentivos para atrair os primeiros clientes, como um cupom de desconto ou um valor em cashback para a próxima compra.
Uma estratégia muito utilizada, por exemplo, é oferecer esses benefícios para clientes que se cadastrarem no site. Dessa forma, você terá o contato daquele consumidor para divulgar ofertas, lançamentos e incentivar novas compras no futuro.
Além disso, não se esqueça de exibir todos os selos de segurança no rodapé da página e oferecer um canal de contato de fácil acesso, como um número no WhatsApp ou um e-mail. Assim, o consumidor pode se sentir mais seguro para finalizar o pedido.