Se você quer saber onde vender móveis, acompanhe o passo a passo para ter sua própria loja virtual:
1. Conheça bem o mercado
O primeiro passo para ter sucesso vendendo móveis pela internet é estudar a fundo o mercado moveleiro. Existem vários segmentos para atuar, tais como:
- Móveis para escritório;
- Móveis infantis;
- Móveis econômicos;
- Móveis de jardim;
- Móveis decorativos;
- Móveis planejados;
- Móveis vintage;
- Móveis de alto padrão.
Então, é importante conhecer cada um desses nichos de mercado e escolher aquele com o qual você se identifica mais.
2. Mire em um público-alvo
Da mesma forma que é preciso conhecer o mercado, também é fundamental compreender o perfil do seu público-alvo. Para isso, estude seus potenciais clientes do segmento escolhido, mapeando dados como gênero, faixa etária, classe socioeconômica e hábitos de consumo.
Uma dica para se aprofundar nesse assunto é criar personas, personagens semifictícias que representam seu público preferencial. Veja um exemplo de persona criada para a vender móveis de escritório usados:
Camila, 34 anos, solteira, mora em São Paulo e trabalha em home office para uma multinacional de tecnologia. Procura móveis usados em bom estado com um toque vintage para montar seu escritório em casa, comprando exclusivamente online.
Com uma descrição desse tipo, será muito mais fácil compreender as dores e necessidades dos seus clientes, priorizando ofertas que adicionam valor às suas vidas.
3. Defina seus canais de venda
Veja quais os principais canais de venda você pode utilizar para vender móveis usados ou novos:
É possível combinar e integrar diferentes canais de venda para expandir seu negócio. Lembrando que o custo inicial para estabelecer uma loja física própria é mais elevado, incluindo despesas como aluguel, montagem do espaço, decoração, contratação de equipe, entre outros.
Para começar a vender móveis com um orçamento limitado, uma sugestão é aproveitar a plataforma de comércio eletrônico completa oferecida pela Nuvemshop para criar uma loja virtual sem custos. Em seguida, é viável integrar sua loja online com diferentes redes sociais, marketplaces e aplicativos como o WhatsApp.
4. Capriche nas fotos e descrições
Como os clientes não poderão ver os móveis pessoalmente, é fundamental criar descrições detalhadas e tirar fotos de qualidade dos produtos. Além da ficha técnica completa, forneça informações precisas sobre o material utilizado, o tamanho, a resistência e o estilo do móvel.
Na hora de fotografar o produto, utilize um equipamento de qualidade, mostre todos os ângulos e realce detalhes. Se possível, utilize vídeos para mostar o móvel com maior fidelidade.
5. Escolha meios de envio eficientes
Quando o assunto é vender móveis pela internet, é fundamental contar com meios de envio rápidos, eficientes e com bom custo-benefício. Afinal, um frete muito caro pode afastar clientes e levar a carrinhos abandonados, assim como um prazo de entrega muito longo.
Na Nuvemshop, por exemplo, você pode utilizar o Nuvem Envio, que oferece integração com os Correios e diversas transportadoras, ou conectar sua loja a uma das plataformas parceiras. Ainda é possível configurar um frete personalizado para fazer entregas com uma frota própria.
6. Precifique corretamente
Para formar o preço de venda ideal para cada móvel vendido na sua loja, você deve considerar três principais fatores: os custos envolvidos, os padrões do mercado e o poder de compra do público-alvo. Lembre-se de que o valor de venda é decisivo para a lucratividade do negócio.
Para facilitar a precificação de móveis, use nossa Calculadora de preço de venda gratuita.
7. Divulgue seu negócio
Para que sua loja de móveis chegue até os consumidores, você precisa investir em marketing digital. Veja algumas estratégias úteis para impulsionar seu negócio:
- Divulgação em redes sociais como Instagram, Facebook e TikTok;
- Distribuição de cupons de desconto;
- Criação de campanhas de e-mail marketing;
- Investimento em links anúncios online por meio do Google Ads.
Na Nuvemshop, você conta com várias estratégias de marketing para promover sua loja virtual, como cupons de desconto, promoções, banners promocionais, recuperação de carrinhos abandonados e muito mais. Se você quer que sua marca alcance mais pessoas, é só criar sua loja virtual grátis e aproveitar todos esses recursos.