Acompanhe o passo a passo completo para vender perfumes pela internet e faturar alto nesse mercado:
1. Escolha o tipo de perfume para vender
O primeiro passo para começar a vender perfumes é decidir com qual tipo de produto você deseja trabalhar. Esse mercado se divide, basicamente, entre fragrâncias nacionais e importadas.
Os perfumes nacionais costumam ser mais leves, uma vez que o Brasil é caracterizado por famílias olfativas frescas, como os cítricos. Além disso, eles têm preços mais acessíveis.
Já os perfumes importados são as fragrâncias mais comerciais do mercado, conhecidos por sua alta qualidade e sofisticação. Apesar dos preços mais altos, são mais desejados pelo público em geral e costumam apresentar uma fixação diferenciada.
Além disso, existem três principais tipos de perfumes que você pode adicionar ao catálogo:
- Eau de parfum ou deo parfum: tem a maior concentração de essência, entre 15% e 25%. Por isso, tem fixação intensa e duradoura;
- Eau de toilette: é a famosa deocolônia, que possui 10% de essência em sua composição e uma fixação mais baixa;
- Eau de cologne: sua concentração fica entre 2% e 5%, resultando em uma fixação menor e aromas mais leves e discretos. Mas vale ressaltar que águas de colônia fixam na roupa, o que pode ser um benefício.
2. Encontre fornecedores confiáveis
A escolha dos fornecedores é um ponto-chave na venda de perfumes. Afinal, você precisa garantir produtos originais, certificados e de procedência qualificada.
Alguns exemplos de fornecedores de perfumes importados renomados no Brasil são:
- Bim Distribuidora;
- Euro Import Distribuidora;
- Paris Perfumes;
- The Beauty Box;
- Dvidal Perfumaria.
Além disso, você pode buscar fornecedores nacionais que se destacam na perfumaria, como a Phebo, a Natura e O Boticário.
3. Analise seus concorrentes
O mercado de perfumaria é bastante competitivo, exigindo que você estude a fundo as estratégias dos seus concorrentes antes de abrir um negócio. Para fazer isso, comece mapeando quem seriam seus competidores mais próximos e, em seguida, analise como eles conquistaram sua fatia de mercado.
Então, faça o benchmarking, ou seja, utilize como base as táticas de sucesso dos seus concorrentes para impulsionar seu negócio.
4. Conheça seu público-alvo
Para ter sucesso no mercado de perfumes atual, é preciso criar uma conexão com os consumidores e vender aromas que combinam com seus estilos de vida. Por isso, é fundamental compreender o perfil do seu público-alvo.
Para isso, estude seus potenciais clientes, mapeando dados como gênero, faixa etária, classe socioeconômica e hábitos de consumo. Uma dica para se aprofundar nesse assunto é criar personas, personagens semifictícias que representam seu público preferencial. Veja um exemplo de persona criada para a vender perfumes importados:
Luiza, 25 anos, solteira, mora em São Paulo e trabalha como analista de RH em uma empresa multinacional. Gosta de utilizar fragrâncias mais leves e discretas para o dia a dia, mas também procura aromas marcantes para curtir a noite paulistana e marcar presença.
Com uma descrição desse tipo, será muito mais fácil compreender as dores e necessidades dos seus clientes, agregando valor aos seus perfumes.
5. Escolha uma plataforma de e-commerce
Se você quer lucrar com a venda de perfumes online, é fundamental escolher uma a plataforma de e-commerce completa, que facilite a criação do seu site de vendas. Na Nuvemshop, você pode criar uma loja virtual grátis com layouts profissionais, meios de envio e meios de pagamento integrados, ferramentas de marketing e muito mais.
Além da loja virtual própria, você ainda pode apostar nos seguintes canais de venda:
Na Nuvemshop, você pode integrar sua loja virtual de perfumes com redes sociais, marketplaces e aplicativos de mensagens em poucos cliques. Assim, você conta com uma grande variedade de canais de venda para expandir seu negócio na internet.
6. Faça boas descrições
Um dos grandes obstáculos para vender perfumes online é o fato de que os clientes não podem sentir o cheiro, como nas lojas físicas. Para compensar essa desvantagem, você precisa escrever descrições detalhadas sobre o aroma dos produtos, ressaltando informações técnicas e sensoriais.
Por exemplo, em vez de dizer apenas que o perfume é amadeirado e tem notas verdes, você pode dizer que “a fragrância nos transporta para uma tarde ensolarada em um bosque”. Esse tipo de descrição valoriza o produto e ajuda o consumidor a imaginar — e desejar — o aroma sem precisar senti-lo pessoalmente.
7. Tire fotos atrativas
As fotos dos perfumes complementam a experiência do consumidor nas compras online. Por isso, certifique-se de ter imagens de alta qualidade em vários ângulos, valorizando o frasco e a embalagem.
As fotos principais devem ser tiradas em um fundo branco com iluminação adequada, deixando todo o destaque para o perfume. Além disso, você pode adicionar fotos conceituais de modelos em paisagens específicas, representando o aroma.
8. Capriche nas embalagens
O embalo de perfumes para envio requer cuidados especiais, uma vez que são produtos frágeis. É preciso investir em itens de proteção como plástico bolha, espumas, isocubos (cubos de isopor), entre outros materiais que protegem o perfume e garantem que ele chegará intacto até o cliente.
9. Ofereça diversas formas de pagamento
Os consumidores de perfumes querem formas de pagamento convenientes, uma vez que esses itens têm longa duração e preços mais altos. Por isso, é essencial aceitar cartão de crédito, boleto bancário, Pix, entre outros métodos.
Na Nuvemshop, sua loja virtual já vem com o Nuvem Pago, nosso meio de pagamento exclusivo que garante tarifa de venda gratuita na plataforma. Com ele, você pode oferecer parcelamento em até 12x com ou sem juros, criar links de pagamento, aceitar Pix e muito mais.
10. Atenda seus clientes com excelência
O atendimento ao cliente também é um ponto essencial para ter sucesso vendendo perfumes. Ofereça diversos canais de contato para o cliente, como chat online, e-mail, telefone e WhatsApp.
Além disso, tenha sempre um FAQ pronto para o autoatendimento e tire as dúvidas dos seus clientes rapidamente. Lembre-se, ainda, de dar atenção ao pós-venda, coletando avaliações e feedbacks dos seus consumidores para alcançar a fidelização e seguir melhorando seus serviços.
11. Divulgue seu negócio
Por fim, para que sua loja virtual de perfumes prospere, você precisa investir em marketing digital. Veja algumas estratégias para fazer sua divulgação online:
- Marque presença nas principais redes sociais, como Instagram, Facebook e TikTok;
- Ofereça cupons de desconto, frete grátis, brindes, cashback e outras vantagens que atraem clientes;
- Crie campanhas de e-mail marketing para nutrir seus potenciais clientes e aumentar as conversões;
- Invista em anúncios online por meio do Google Ads .
Na Nuvemshop, você conta com várias estratégias de marketing que ajudam a promover sua loja virtual, como cupons de desconto, promoções, banners promocionais, recuperação de carrinhos abandonados e muito mais. Então, crie sua loja virtual grátis e aproveite todas as ferramentas de divulgação.