Vender plantas pela internet é uma ótima opção para empreender no segmento, já que proporciona mais flexibilidade e um maior alcance.
Seguindo algumas dicas, você tende a ter muito mais sucesso com a venda de plantas online. A seguir, confira algumas delas:
Defina onde será o cultivo
Primeiramente, é necessário definir se o cultivo será feito em casa, em um ambiente comercial ou externo.
Certifique-se de que você tenha um espaço propício para o plantio, suficiente para armazenamento e, de preferência, que haja mais espaço disponível, caso a sua demanda aumente.
Adeque-se à legislação
Para vender em escala, será necessário regularizar o seu negócio e emitir notas fiscais de saída de produtos.
Inicialmente, você poderá contar com a inscrição no MEI (caso tenha faturamento anual inferior a R$ 81 mil) e, se desejar operar também com uma loja física, precisará de um alvará de funcionamento.
Além dessas questões, há a licença de operação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Para a venda de plantas ornamentais, ela não é exigida, mas para mudas, sementes e outros tipos de plantas que necessitam certificado fitossanitário, sim.
Trace um bom planejamento
Faça pesquisas de mercado e identifique a demanda, ou seja, quais são os tipos de plantas que as pessoas mais procuram, como são comercializadas e qual é o perfil de seus correntes em potencial.
Com isso, entenda a viabilidade de cultivo para a sua região, fazendo com que você consiga suprir as necessidades do público que deseja atingir.
Conheça o seu público
Os clientes devem ser o centro de toda a sua operação, uma vez que serão eles os responsáveis pelo crescimento do seu negócio. Dessa forma, entenda suas preferências de consumo e colete feedbacks para desenvolver um trabalho cada vez mais alinhado às suas expectativas.
Busque um nicho
Defina o nicho de plantas com o qual você irá trabalhar, considerando seus conhecimentos, suas afinidades e também a sua capacidade produtiva.
As plantas ornamentais são bastante populares, ainda que tenham uma concorrência mais alta e, em geral, exijam mais cuidados. Já as suculentas são fáceis de cuidar, diferentemente das plantas raras e exóticas — que, no entanto, são mais lucrativas.
Avalie com cautela todas essas questões e invista no tipo de planta que faz mais sentido para o seu empreendimento.
Escolha uma plataforma online
Ao optar por uma plataforma online, considere questões como facilidade de uso, diversidade de meios de pagamento e envio, além de flexibilidade para expandir a operação.
Os lugares mais comuns para vender plantas pela internet são os marketplaces (como o Mercado Livre, por exemplo) e as lojas virtuais.
A Nuvemshop é a plataforma de e-commerce que oferece o melhor custo benefício, uma vez que não possui regras restritivas, permite a personalização da loja de acordo com a sua identidade visual e tem diversos meios de envio disponíveis para que suas plantas cheguem intactas aos seus clientes.
Tire boas fotos
Se você quer vender plantas pela internet, é imprescindível que faça boas fotos dos produtos, garantindo que fiquem atrativas para seus potenciais clientes.
Mostre-as em diferentes ângulos, usando boa iluminação e fundo neutro para garantir que as fotos fiquem nítidas e os detalhes sejam destacados.
Faça descrições detalhadas
Outro detalhe importante são as descrições, que devem incluir o máximo de informações, como o nome da planta, tamanho, coloração, cuidados necessários e quaisquer outros detalhes que possam influenciar a compra.
Ao mesmo tempo, use palavras-chave relevantes, para que as pessoas possam encontrar suas plantas online.
Tenha cuidado com a embalagem e o envio
De nada irá adiantar oferecer lindas plantas se elas chegarem destruídas até seus clientes, correto? Para evitar problemas e prejuízos, utilize embalagens adequadas, que protejam as plantas durante o transporte.
Em contrapartida, envie-as quanto antes, evitando que murchem. Para isso, negocie com as transportadoras, a fim de entender quais oferecem um tempo de envio menor e mais especializado.
Bom atendimento
Os amantes de plantas costumam gostar de experiências sensoriais e do cuidado no atendimento. Por isso, é essencial que você tire todas as suas dúvidas e garanta um ótimo pós-venda, fazendo com que eles voltem a comprar na sua loja.
Oferecer dicas de cuidados com as plantas também é uma boa forma de cativar o público e converter mais.
Divulgue os produtos e serviços
Além de conectar a sua loja virtual com as redes sociais e outros canais de venda (funcionalidade disponível na Nuvemshop), você também deve aproveitar o potencial da internet para divulgar ativamente seus produtos.
Aproveite as redes sociais focadas em imagens e vídeos curtos, como Instagram e TikTok, para produzir conteúdo rico e interessante, aproximando-se de potenciais clientes.
Outra opção é investir nos anúncios pagos, como o Google Ads e Facebook Ads, para segmentar o público que deseja atingir com as suas campanhas.
Por fim, você também pode fazer parcerias com influenciadores do nicho de jardinagem, fazendo com que sua marca seja conhecida por uma audiência ainda maior.